ESTÁGIO SUPERVISIONADO
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Orientações gerais quanto ao registro das observações e das atividades de estágio:
1 – Caracterização do estabelecimento:
o Nome da escola
o Endereço e telefone
o Instituição mantenedora
o Nome da diretora
2 – Espaços físicos da escola e recursos pedagógicos:
o Descrição da estrutura física – o que tem e como é.
o A estrutura física da escola é adequada às necessidades dos alunos e professores?
o A estrutura existente é utilizada devidamente? Há sub-utilização desses espaços? Por que? Como?
o Quais são as formas de utilização dos espaços? (biblioteca, refeitório, parque, quadras, laboratórios de informática...).
o Quais os recursos pedagógicos utilizados e disponíveis? ( livros, computadores, tv, vídeo, brinquedos, jogos...) Quais são as formas de utilização desses recursos?
o Como é a estética da escola? O que chama mais a atenção? Quais são as cores mais presentes? E os cheiros, as texturas?
3 – Comunidade:
o Como é a comunidade (alunos e suas famílias) atendida pela escola, no que se refere à situação sócio-econômica, moradia, problemas enfrentados, profissão, nível de escolaridade das famílias.
o Quais os recursos disponíveis à comunidade existentes nosso bairros onde estas famílias moram (posto de saúde, projetos sociais e culturais, lazer, esporte...)?
o Como é a participação da comunidade na escola? Quais as formas de participação da comunidade na vida escolar, na organização e no trabalho da escola?
o Como é a relação escola-família?
o A escola tem Conselho? Qual a sua participação da organização e na gestão escolar?
*Ouvir diferentes vozes: professores, diretora, alunos, famílias, funcionários da escola.
4 – Organização:
o Equipe escolar (quem faz parte, número de funcionários):
o Horário de funcionários da escola
o Formas de gestão do trabalho pedagógico: como a escola se organiza no que refere às reuniões para planejamento e discussão do trabalho pedagógico (reuniões de http, TD).
5 – Projeto da escola:
o O documento com o Projeto Pedagógico está acessível?
o Qual a concepção de ensino da escola?
o Tem um método definido? Qual?
o Como organiza suas atividades curriculares? (Disciplinas, projetos?)
*Procure sempre estabelecer relação entre os assuntos abordados em nossas aulas com a sua pesquisa de campo.
6 – Atividades desenvolvidas pela(o) estagiária(o):
o Observação – o que observou concretamente, no que diz respeito ao trabalho pedagógico: planejamento, desenvolvimento, interação dos professores com os alunos, dos alunos entre si e com o conhecimento (numa perspectiva construtivista), estratégias usadas pelos professores, suas atitudes e posturas. Registrar o que “apareceu” de forma oculta, nos olhares, no silêncio, no caos, nas palavras...
o Participação – como contribuiu nas atividades da escola, em sala ou fora dela.
o Regência – o plano pretendido e o plano que de fato foi realizado, não esquecer da avaliação sobre aquilo que foi realizado, quais as repercussões e aquilo que foi percebido durante a prática.
Escrever, escrever...
Representante de classe: Claudia
E-mail: cfclfreitas@yahoo.com.br
MSN: Claudiafclopes@hotmail.com
Suplente: Patrícia
E-mail da sala:
pedagogiaunip1a@yahoo.com.br
Senha: ******
E-mail: cfclfreitas@yahoo.com.br
MSN: Claudiafclopes@hotmail.com
Suplente: Patrícia
E-mail da sala:
pedagogiaunip1a@yahoo.com.br
Senha: ******
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Este Blog foi criado para postar assuntos importantes, deixar dicas de palestras, dias e matérias de provas, trabalhos e também para deixar recados para os amigos...Como o Blog é da Classe, estou adicionando quem estiver à fim de participar. Quem quiser, deixe o e-mail na postagem "autores do blog", que eu adiciono para que possam postar também....
Leiam até os mínimos detalhes porque tem bastante coisa importante e interessante, e qualquer dúvida deixe um comentário !!
Leiam até os mínimos detalhes porque tem bastante coisa importante e interessante, e qualquer dúvida deixe um comentário !!