Representante de classe: Claudia
E-mail: cfclfreitas@yahoo.com.br
MSN: Claudiafclopes@hotmail.com
Suplente: Patrícia

E-mail da sala:
pedagogiaunip1a@yahoo.com.br
Senha: ******

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Você sabe porque dia 15 é o dia do professor?

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Dia do Professor em outros países:
Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro
Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan - 28 de Setembro
Argentina - 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dizem que "o poeta é o que sonha o que vai ser real"... então aí está um sonho do poeta!

Carlos Drummond de Andrade
Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que é em vocês natural.
Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos: que possibilitasse seu crescimento físico e sadio. Normal
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo. Deus.
Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação.
E que dessas coisas lhes ensinasse não só o conhecer, como também a aceitar, a amar e preservar.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa história e a nossa terra de uma maneira viva e atraente.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse a usarem bem a nossa língua, a pensarem e a se expressarem com clareza.
Eu queria uma escola que lhes ensinassem a pensar, a raciocinar, a procurar soluções.
Eu queria uma escola que desde cedo usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, asoperações... pedrinhas... só porcariinhas!... fazendo vocês aprenderem brincando...
Oh! meu Deus!Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos.
Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos...
Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocremente embalados nos livros didáticos descartáveis.
Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo, repetindo...
Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a coooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver em comunidade, em união.
Que vocês aprendessem a transformar e criar.
Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento, cada drama, cada emoção.
Ah! E antes que eu me esqueça:
Deus que livre vocês de um professor incompetente.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

As crianças aprendem o que vivem....



Se a criança vive com críticas,


ela aprende a condenar


Se a criança vive com hostilidade,


ela aprende a agredir


Se a criança vive com zombarias,


ela aprende a ser tímida


Se a criança vive com humilhação,


ela aprende a se sentir culpada


Se a criança vive com tolerância,


ela aprende a ser paciente


Se a criança vive com incentivo,


ela aprende a ser confiante


Se a criança vive com elogios,


ela aprende a apreciar


Se a criança vive com retidão,


ela aprende a ser justa


Se a criança vive com segurança,


ela aprende a ter fé


Se a criança vive com aprovação,


ela aprende a gostar de si mesma


Se a criança vive com aceitação e amizade,


ela aprende a encontrar amor no mundo.

sábado, 26 de setembro de 2009

Assentamento Milton Santos



Assentamento Milton Santos


Hoje Fomos (Eu Claudia, Gisele, Talita (minha amiga) e Prof. Lilian) ao assentamento do MST Milton dos Santos, localizado em Americana. A pastoral da criança estava por lá pesando as crianças e em caso de desnutrição dando o complemento alimentar. O assentamento é bem grande e existem casas de madeira e também barracas de lona, dependendo da localização. Morar em barraco de lona também significa banheiro fora da casa, significa não ter energia elétrica (Banho quente? Televisão?), significa tomar cuidado na hora de cozinhar, para não queimar a lona das paredes, e rebolar para comer uma comida com mistura todos os dias. Como não tem geladeira, é preciso comprar carne para comer na hora. Seria uma ótima experiência para quem acredita que eles são baderneiros, passar dois dias por lá, para ver como é difícil a luta para conseguir um pedaço de terra para plantar!
Eles foram bem receptivos, apesar de estarem todos de enchada na mão trabalhando bastante. A foto acima é da escola. Lá as crianças estudam na cidade e o ônibus passa para buscá-las logo pela manhã e os adultos estudam 3 vezes por semana, quando alunos da UNICAMP vão até lá para ministrar as aulas neste galpão.
O que eles retiram da terra (banana, hortaliças, verduras) é doado à instituições filantropicas, depois o governo reembolsa o valor correspondente à doação.
Esta área foi resgatada pelo estado em 1977 por conta de dívidas do proprietário com o INSS e posteriormente divida entre o governo federal, governo do estado de São Paulo e prefeitura de Americana. A parte que pertence ao governo federal já foi desapropriada e hoje abriga o pré-assentamento Milton Santos.
Uma ótima experiência que pretendemos repetir, entrando em contato com os educadores e assistindo a uma aula de jovens e adultos, quem sabe!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Atividades Complementares

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
PEDAGOGIA – MATUTINO - 2009

ATENÇÃO

A DATA PARA A ENTREGA DAS FICHAS PARA O 2º SEMESTRE É:

5º/6º SEM. – 19/11

A entrega será na respectiva sala de aula para a representante.
Obs.:Não haverá prorrogação das datas de entrega.
O aluno que não entregar, ficará de DP

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Crianças....seres enigmáticos...

Criança é um ser enigmático.
Eu acho incrível, podemos estudar a infância sobre todos os pontos de vista: psico, historico, social, biológico... e elas sempre vão nos surpreender e ser eternos desconhecidos. Porém, o que me é mais incrível é como elas conseguem ser tão desconhecidas para nós, quando todos nós, sem excessão, já fomos crianças.
Sempre me perguntei porque as memórias dos meus primeiros anos de vida eu não consigo recordar... Por que isso acontece se quando eu era um bebê eu reconhecia, por exemplo, pessoas mesmo depois de um tempo sem as ver. Memória eu tinha! Então, por que as esqueci? Minhas primeiras lembranças que são bem, mas bem vagas me remetem aos meus 3 anos de vida. E antes, por que nem lembranças vagas eu tenho? Já me perguntava isso quando tinha uns 10 anos e ai podiam responder que era porque havia passado muito tempo e por isso o esquecimento... Mas se hoje, depois de mais tempo do que uma década, eu ainda lembro de muita coisa dos meus 10 anos, lembranças não são uma mera questão de tempo... Resta a hipótese que a memória vai se aprimorando com o tempo, porém ainda me instigo ao pensar nas lembranças que não tenho.
Eu me questiono, o que será de tão especial e sigiloso que as crianças, em especial as pequenas, sabem que nós não podemos saber. Eu me pergunto se cometemos algum erro ao crescer e somos "punidos" com o esquecimento de tais conhecimentos especiais. Como se comêssemos a maçã e fôssemos expulsos do paraíso. Pode ser apenas uma questão de memória que ainda está aprendendo a guardar as coisas por mais tempo, contudo, ainda acredito que há saberes especiais que só elas sabem!
Fico curiosa, por exemplo, imaginando como os bebes pensam. Para mim é tão natural pensar por palavras que não imagino como as crianças antes de falar elaboram seus pensamentos. O que eu acho mais incrível ainda é que sem ter palavras para elaborar pensamentos, elas conseguem aprender a nossa linguagem. Elas são mais inteligentes do que nós que só sabemos pensar por palavras...
Tantas vezes subjulgamos esses pequenos, mas no fundo eles são muito mais espertos que nós. Estagiando com crianças de 2 e 3 anos de idade (o fim daquela fase que eu de nada lembro), muito me surpreendo. Há alunos que na escola são mudos, nada falam. Passam o dia sem pronunciar uma frase ou, quando as pronunciam é com seus colegas, não conversando com os educadores. Entretanto, quando chegam em casa não param de falar... Qual será a razão do silêncio com a gente? Uma defesa, uma estratégia que só sendo muito esperto para fazer uso. Para mim, a explicação está na magia que a infância esconde e nos fez esquecer.
As crianças são muito mais espertas do que a gente. Elas aprendem com maior facilidade e aprendem brincando. Nós dificultamos a aprendizagem, fazemos dela sofrimento conseguindo só após trabalho árduo. Por isso crianças são mais felizes.
Porém, devemos ser invejosos e vingativos e, porque nos fizeram crescer, também queremos fazer com que as crianças cresçam e cada vez mais rápido. Bombardiamos as crianças com uma mídia e um comércio que parece ignorar o brincar e as especificidades das crianças, logo, parecem pular a infância. São calçados de salto, é uma sexualização precoce, uma estatização do corpo em frente ao computador ou ao video game... Confissões de crianças de 8 anos que passavam o intervalo pensando em beijar o coleguinha na boca com toda malícia do gesto e que tinham como ídolos Kely Key (e seu cachorrinho) e Latino (com a festa no seu apê. Nos sentimos convivendo com pequenos adultos que foram banidos mais cedo da magia e dos segredos da infância.
Enfim, crianças me são seres enigmáticos com muito a nos ensinar, mas por mais que as estudemos, parece que nunca conseguimos descobrir seus segredos e sua magia. Enquanto não as compreendo, sigo com elas me encantando!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Paradoxo do Nosso Tempo

George Carlin

Nós bebemos demais, gastamos sem critérios. Dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e raramente estamos com Deus . Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver;adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos. Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio. Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos. Aprendemos a nos apressar e não, a esperar. Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamoscada vez menos. Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande, de caráter pequeno; lucros acentuados e RELAÇÕES VAZIAS. Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados. Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebrosocos e das pílulas 'mágicas'. Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa. Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão aqui para sempre. Lembre-se dar um abraço carinhoso em seus pais, num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer. Lembre-se de dizer 'eu te amo' à sua (ao seu) companheira (o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, se ame... se ame muito. Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro. Por isso, valorize sua família e as pessoas que estão ao seu lado, sempre!!!!!

domingo, 24 de maio de 2009

Caleidoscópios



Buscar o eu no outro, buscar o outro em mim, buscar o outro do outro, na ânsia de perceber o quanto do eu está no outro e o quanto o outro do outro está em mim... e viver buscando, tentando encontrar um nós.
Esse NÓS é semelhante a um caleidoscópio, onde, cada olhar capta um ângulo particular do mesmo prisma. Assim são as pessoas, são as idéias, as concepções... e disso é feita a diversidade. Dessa matéria constituída de tantas outras matérias ora semelhantes, ora divergentes... mas que existem e coexistem.
A inquietação humana diante de sua própria existência produz os questionamentos, que por sua vez, sustentam essa inquietação. E quando, uma pessoa está diante da outra, o que ela vê é a outra, a imagem da outra ou a sua expectativa, a sua imagem desejada?

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Conferência com Yves de La Taille

CONFERÊNCIA
Formação Ética: do tédio ao respeito de si
Convidado: Yves de La Taille
Dia 02 de março, das 19 às 22h30, no Salão Nobre da FE.
Realização: Laboratório de Psicologia Genética (LPG)
e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM)

Maiores informações:
http://www.fe.unicamp.br/

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Início das Aulas

Aê Galera!!!!
Dia 02 de fevereiro nos veremos novamente para matar a saudade...
bjs

domingo, 11 de janeiro de 2009

Aluno Especial Unicamp...para quem tem tempo e disposição...

INFORMAÇÕES P/ ALUNOS ESPECIAIS DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO PEDAGOGIA e LICENCIATURAS
1º Semestre de 2009

A MATRÍCULA SERÁ NA DIRETORIA ACADÊMICA - DAC,
no dia 05/03/2009, das 9 às 16 horas.

Nesta data, os interessados devem retirar, na Coordenação de Graduação da Faculdade de Educação, o formulário de autorização de matrícula, caso haja vaga na disciplina de interesse.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA:

• PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR DEVERÃO APRESENTAR:

-Diploma ou certificado de conclusão (cópia autenticada ou cópia com o original para conferência);
-foto 3x4;
-formulário de autorização de matrícula assinado pelo coordenador do curso (retirar no dia 05/03/2009, na coordenação de graduação da Faculdade de Educação).

• ALUNOS DE OUTRO CURSO DE GRADUAÇÃO DEVERÃO APRESENTAR:

-Declaração que comprove estar regularmente matriculado em outra Universidade;
-histórico escolar com notas e cargas horárias (cópia autenticada ou com original para conferência),
-foto 3x4
-formulário de autorização de matrícula assinado pelo coordenador do curso (retirar no dia 05/03/2009, na coordenação de graduação da Faculdade de Educação).

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

Divulgação das vagas das disciplinas da Faculdade de Educação: Coordenação de Graduação, 1o piso, bloco B, à partir das 9 horas ,somente no dia 05/03/2009, data da matrícula.
•Não há garantia de vagas nas disciplinas, pois a disponibilidade depende da matrícula dos alunos regulares de graduação.
•Os horários das disciplinas estão disponíveis no próprio site da Faculdade (Pedagogia e Licenciaturas - somente disciplinas com código EP e EL).
Este Blog foi criado para postar assuntos importantes, deixar dicas de palestras, dias e matérias de provas, trabalhos e também para deixar recados para os amigos...Como o Blog é da Classe, estou adicionando quem estiver à fim de participar. Quem quiser, deixe o e-mail na postagem "autores do blog", que eu adiciono para que possam postar também....
Leiam até os mínimos detalhes porque tem bastante coisa importante e interessante, e qualquer dúvida deixe um comentário !!